Ouvidoria Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

1 – Como é a seleção de estágio no TCDF?

Para participar dos processos seletivos no TCDF é necessário enviar seu currículo para o seguinte endereço eletrônico: susel.estagio@tc.df.gov.br

A seleção de estudantes para preenchimento de vaga de estágio será executada pelo setor requerente, na forma de análise de currículo e entrevistas, podendo ainda, a critério e responsabilidade daquele setor, ser aplicado teste para aferição de conhecimentos.

Poderão concorrer às vagas de estágio os estudantes que tenham concluído, pelo menos:

I – o primeiro ano do ensino médio, para estudantes de nível médio; e

II – 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos do curso superior, independente do semestre em que esteja formalmente matriculado, para estudantes de nível superior.

Caso haja dúvidas, por gentileza, entrar em contato com a Supervisão de Seleção, Lotação e Estágios pelos telefones: 3314-2406 ou 3314-2624.

Fonte: Resolução nº 282/2015

2 – Há previsão de concurso público para os cargos efetivos do TCDF?

Tramita no TCDF um processo que visa a realização de concurso para cargos de nível superior. No entanto, ainda não foram definidas as áreas que serão contempladas. Assim que sobrevier decisão neste sentido, será feita a prévia divulgação, mediante a publicação de nota no DODF, na forma estabelecida no art. 2º, § 2º, da Lei nº 4.949/12, que assim diz: “Art. 2º (…) § 2º O procedimento para realização de concurso público é iniciado com a abertura de processo administrativo, noticiada de forma sucinta no Diário Oficial do Distrito Federal, com a indicação dos cargos e do número provável de vagas a serem providas.”

3 - Que tipo de demandas podem ser registradas?

Pedido de Acesso à Informação, Denúncia, Elogio, Reclamação, Solicitação e Sugestão. Saiba Mais.

4 – Pode haver registro de denúncia anônima?

Denúncias anônimas não geram, em regra, processo de investigação específico no TCDF. Todavia, as informações apresentadas poderão ser utilizadas em fiscalizações futuras sobre o tema ou o órgão a que elas se referem, conforme dispõe o Regimento Interno do TCDF.

5 – Qual a competência do TCDF?

O Tribunal de Contas do Distrito Federal, como órgão de controle externo, tem como competência a fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos, atuando independentemente na esfera administrativa, por meio da apreciação das Contas de Governo, do julgamento anual das contas dos responsáveis por bens e valores públicos e da verificação da legalidade do registro dos atos de admissão e concessão de aposentadoria, reforma e pensões, entre outras competências.

6 – É possível enviar documentos referentes à manifestação?

“Sim, os documentos podem ser enviados por e-mail, ou serem entregues pessoalmente na Ouvidoria. “